domingo, 17 de outubro de 2010

Cores (ainda) e uma pausa para o café

É que estou pesquisando cores para um trabalho. E não é nenhum sacrifício, se notar o fundo deste blog, verá que eu gosto, e gosto muito. Estou lendo o livro ColourFutures2011, é simplesmente magnífico. ColourFutures é o resultado inspirador de uma extensa pesquisa internacional em tendência de cores, feito pelo centro de estudos da internacional e gigante das tintas AkzoNobel. O objetivo é proporcionar ao leitor o estilo global e as tendências e influências do design, que são consequentemente traduzidos em uma paleta de cores para uso mundial. O download do livro pode ser feito no site.
A influência de 2011 é a "Apreciação", ou seja, satisfazer-nos com o que temos, valorizando, cuidando e nos orgulhando disto. As cores são relaxantes, claras, alegres e frescas. Os tons pastéis trazem esperança, elegância e uma visão mais clara do futuro. E a cor do ano para 2011 é uma amarelo cítrico claro que simboliza diversão, espírito livre e energia positiva. Sabemos que o amarelo é uma cor usada para combater fadiga e depressão, mas também acredita-se que minimize a ansiedade e o stress. O toque de verde reflete nossa apreciação à natureza. A cor "Lime Twist" representa o equilíbrio entre corpo e mente. Apesar de diferente, é surpreendentemente flexível e trabalha com inúmeros tons relativos e contrastantes para criar diversos esquemas de cores. Combinações ideais: neutros frios, violeta profundo, azuis e pastéis.



A transição do "Colour of the year" ao longo dos últimos anos:



No Brasil, a tendência internacional de cores é apresentada pela Coral, e a cor de 2011 chama-se "Toque de Limão". Aliás, a Dulux (Coral no Brasil) e outras marcas da AkzoNobel são responsáveis pelo projeto Let´s Colour, uma iniciativa global para dar mais vida e cor a espaços urbanos. Veja o vídeo:



Aqui no Brasil a Coral leva adiante o projeto Tudo de Cor Para Você. Quem quiser pode visitar os sites e fazer parte.

Mas, já que estou falando do assunto, a mundialmente renomada autoridade em cores, Pantone, responsável pelas escalas que são referência para designers e indústria gráfica, têxtil, entre outras, já lançou também as cores para 2011. Eis aqui as 10 cores Pantone para moda feminina, escolhida por designers novaiorquinos:



Muita informação? Então que tal uma parada para um café, que ficaria muito mais gostoso com essas canecas cheias de estilo, da Pantone. Cada uma tem uma cor da escala com seu devido código. Got coffee?




Nenhum comentário: